Imagem de Emil Jannings. Créditos: Turner Classic Movies.Imagem de Emil Jannings. Créditos: Turner Classic Movies.

Ao longo de toda a história nunca foi fácil para intérpretes estrangeiros vencerem Oscars de interpretação. Contudo, sabia que o primeiro ator a ganhar o Oscar na categoria de “Melhor Ator” não era americano?

Emil Jannings e o Oscar de Melhor Ator

Na verdade, ele era alemão de origem suíça e se chamava Emil Jannings. O artista foi uma grande estrela em seu país e em Hollywood durante os anos 1910 e 1920, mas sua carreira hollywoodiana praticamente acabou com a introdução do cinema falado a partir do final da década de 1920. Jannings, assim como muitos outros intérpretes estrangeiros trabalhando nos EUA, tinha um forte sotaque e isso fez com que ele tivesse enormes dificuldades para encontrar papéis em filmes falados norte-americanos.

Emil Jannings em cena de A Última Ordem (1928). Seu desempenho nesse filme e em Tortura da Carne (1927), foram responsáveis por sua vitória no Oscar de 1929, o primeiro da história. Créditos: Paramount Pictures.
Emil Jannings em cena de A Última Ordem (1928). Seu desempenho nesse filme e em Tortura da Carne (1927), foram responsáveis por sua vitória no Oscar de 1929, o primeiro da história. Créditos: Paramount Pictures.

Por causa disso, o ator voltou para a Europa, onde chegou a atuar em obras clássicas como “The Blue Angel” (“O Anjo Azul”, no Brasil). A partir de 1933 com a ascensão dos nazistas na Alemanha, Jannings começou a atuar em filmes de propaganda nazista, atrelando, fortemente, seu nome ao regime e sendo, inclusive nomeado “Staatsschauspieler” (“Artista do Estado”) pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels.

Final melancólico

Em 1945, Jannings estava rodando seu filme “Wo ist Herr Belling?” (que acabaria sendo a última obra de sua carreira) quando a produção foi cancelada devido a invasão aliada a Alemanha Nazista. Segundo consta, após a invasão aliada, o ator carregava consigo a estatueta do Oscar de Melhor Ator recebida em 1929 como forma de provar que ele tinha sido, um dia, um “ator hollywoodiano” e assim evitar ter “maiores problemas” com os soldados americanos.

Emil Jannings posando com sua estatueta do Oscar, recebida em 1929.
Emil Jannings posando com sua estatueta do Oscar, recebida em 1929.

Contudo, o fim da guerra significou, também, o fim da carreira de Jannings. Já que sua associação com os nazistas fez com que ele jamais conseguisse qualquer outro papel cinematográfico na vida. Sem outra opção, o ator se mudou para a Áustria (onde conseguiu a cidadania do país em 1947) e viveu em isolamento até sua morte em 1950, causada por um câncer de fígado. Apesar de seu final melancólico e de sua reputação destruída, em 1960, Jannings ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições ao cinema.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *