Ao longo de toda a história nunca foi fácil para intérpretes estrangeiros vencerem Oscars de interpretação. Contudo, sabia que o primeiro ator a ganhar o Oscar na categoria de “Melhor Ator” não era americano?
Emil Jannings e o Oscar de Melhor Ator
Na verdade, ele era alemão de origem suíça e se chamava Emil Jannings. O artista foi uma grande estrela em seu país e em Hollywood durante os anos 1910 e 1920, mas sua carreira hollywoodiana praticamente acabou com a introdução do cinema falado a partir do final da década de 1920. Jannings, assim como muitos outros intérpretes estrangeiros trabalhando nos EUA, tinha um forte sotaque e isso fez com que ele tivesse enormes dificuldades para encontrar papéis em filmes falados norte-americanos.

Por causa disso, o ator voltou para a Europa, onde chegou a atuar em obras clássicas como “The Blue Angel” (“O Anjo Azul”, no Brasil). A partir de 1933 com a ascensão dos nazistas na Alemanha, Jannings começou a atuar em filmes de propaganda nazista, atrelando, fortemente, seu nome ao regime e sendo, inclusive nomeado “Staatsschauspieler” (“Artista do Estado”) pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels.
Final melancólico
Em 1945, Jannings estava rodando seu filme “Wo ist Herr Belling?” (que acabaria sendo a última obra de sua carreira) quando a produção foi cancelada devido a invasão aliada a Alemanha Nazista. Segundo consta, após a invasão aliada, o ator carregava consigo a estatueta do Oscar de Melhor Ator recebida em 1929 como forma de provar que ele tinha sido, um dia, um “ator hollywoodiano” e assim evitar ter “maiores problemas” com os soldados americanos.
Contudo, o fim da guerra significou, também, o fim da carreira de Jannings. Já que sua associação com os nazistas fez com que ele jamais conseguisse qualquer outro papel cinematográfico na vida. Sem outra opção, o ator se mudou para a Áustria (onde conseguiu a cidadania do país em 1947) e viveu em isolamento até sua morte em 1950, causada por um câncer de fígado. Apesar de seu final melancólico e de sua reputação destruída, em 1960, Jannings ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições ao cinema.