Cena de Central do Brasil (1998). Distribuição: RioFilme e Europa Filmes.Cena de Central do Brasil (1998). Distribuição: RioFilme e Europa Filmes.

Sabia que o diretor de Central do Brasil é uma das pessoas mais ricas do país? É isso mesmo, Walter Salles que dirigiu Central do Brasil, um dos principais filmes da história do cinema brasileiro, é um dos homens mais ricos do país. Aliás, segundo a Revista Forbes, que compila esses dados, no final do ano passado ele era a décima pessoa mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada em 4,6 bilhões de dólares ou cerca de 22 bilhões de reais na cotação atual do dólar.

Em 2023, inclusive, a própria revista Forbes divulgou que Salles havia superado George Lucas, o criador da franquia Star Wars, e se tornado o cineasta mais rico do mundo. Outros veículos de imprensa frequentemente consideram Salles o segundo cineasta mais rico do mundo atrás justamente de Lucas.

Fortuna herdada

Contudo, ao contrário de George Lucas, Walter Salles não conquistou sua fortuna dirigindo filmes ou criando franquias bilionárias. O cineasta, na verdade, herdou todo o seu dinheiro. Walter é filho do empresário, banqueiro, diplomata e advogado brasileiro, Walther Moreira Salles, fundador do Unibanco. Moreira Salles, herdou a “Seção Bancária da Casa Moreira Salles”, instituição bancária fundada em Poços de Caldas, em 1924, de seu pai e a transformou em um dos maiores bancos do Brasil.

Com sua morte em 2001, seus quatro filhos herdaram toda a sua fortuna. Em 2008, o Unibanco se fundiu com o Itaú, criando o Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil e o maior conglomerado financeiro da América Latina. É daí que vem a enorme fortuna de Walter Salles. Aliás, seus outros irmãos também são bilionários.

Imagem de Walter Salles. Créditos: Reuters / Eric Gaillard
Imagem de Walter Salles. Créditos: Reuters / Eric Gaillard

Dois deles, inclusive, trabalham no ramo artístico. Fernando Salles é editor e João Moreira Salles é um dos mais respeitados documentaristas do Brasil, sendo também criador da cultuada revista Piauí, que é uma das mais importante do mercado editorial brasileiro.

João, inclusive, dirigiu documentários premiados como Notícias de uma Guerra Particular (1999) e Santiago (2007). O único dos irmãos que decidiu seguir os caminhos do pai e se tornar banqueiro foi Pedro Moreira Salles, atual Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco. A relação da família Moreira Salles com a arte é antiga, já que em 1990, o próprio Walther Moreira Salles criou o Instituto Moreira Salles, um dos mais importantes centros culturais brasileiros.

Sucesso com Central do Brasil

O cineasta Walter Salles, no entanto, acabou se tornando o nome mais “famoso” da família ao conseguir estabelecer um bem-sucedida carreira como diretor e produtor de cinema. Walter é muito conhecido no Brasil e também no exterior por ter dirigido o drama Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira e Marília Pêra.

Lançado em 1998, a produção foi um enorme sucesso de crítica, sendo indicado a diversas premiações importantes, inclusive, no exterior, onde foi indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, nesse último, inclusive, o filme se sagrou vencedor da categoria naquele ano.

Central do Brasil também consagrou a carreira de Fernanda Montenegro que se tornou mundialmente conhecida, sendo indicada a Melhor Atriz no Oscar e no Globo de Ouro e vencendo essa mesma categoria no Festival de Berlin, no National Board of Review e no Los Angeles Film Critics Association Awards. Fazendo com que Montenegro se tornasse a atriz brasileira mais famosa no exterior.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *