Sabia que nos primórdios do cinema norte-americano, os atores não costumavam receber créditos ao atuarem em um filme?
Carl Laemmle e a ideia que mudou o cinema
Na verdade, não apenas não recebiam créditos como seus nomes não eram publicizados de forma alguma. É estranho pensar nisso quando, atualmente, os atores não apenas recebem crédito como também são usados para tentar convencer as pessoas a assistirem a um determinado filme, aparecendo em pôsteres, propagandas, trailers e etc.

É o chamado “star system” que apesar de ter perdido muito de sua força nos dias atuais, ainda tem sua importância para o cinema mundial. Pois bem, esse “sistema” de creditar atores por suas aparições em filmes e usar sua fama para alavancar a bilheteria só começou em 1910, no filme “The Broken Oath”, um curta-metragem estrelado por Florence Lawrence.
E foi ela, justamente, o primeiro intérprete (homem ou mulher) a ter seu nome creditado em um filme e usado para a divulgação e promoção do mesmo. Como já dissemos em uma outra publicação, o “star system” começou por obra de Carl Laemmle, um produtor que queria atrair Lawrence para seu estúdio, o Independent Moving Pictures Company (conhecido popularmente como IMP).

A jovem atriz tinha ficado bastante famosa atuando em curtas-metragens produzidos pelos Estúdios Biograph . Laemmle, então, achou que seria uma ótima ideia contratá-la para alavancar as bilheterias dos filmes que seriam produzidos por seu recém-criado estúdio. Lawrence já era, na época, extremamente famosa em solo americano, mas os Estúdios Biograph se recusavam a divulgar seu nome.
A Garota da Biograph e as primeiras estrelas de cinema
Por isso, acabaram apelidando-a apenas de “The Biograph Girl” (ou a “Garota da Biograph”) para, assim, promover os filmes em que ela aparecia sem ter que, necessariamente, revelar seu nome. Laemmle prometeu a Lawrence que não apenas seu nome estaria presente nos créditos dos filmes em que ela atuasse, mas também nas marquises dos cinemas e nos pôsteres de divulgação das obras.

No ano seguinte, 1911, Mary Pickford (que na época era, igualmente, popular e havia herdado o título de “The Biograph Girl” de Lawrence) também começaria a receber créditos por sua participação em filmes e a partir daí isso viraria uma prática corriqueira. Estava assim, fundado o “star system”.