Imagem de Harold Lloyd. Créditos: Turner Classic MoviesImagem de Harold Lloyd. Créditos: Turner Classic Movies

Sabia que o grande comediante americano Harold Lloyd perdeu o polegar e o indicador de sua mão direita durante um acidente de trabalho em 1919?

Harold Lloyd: Uma carreira inteira sem dois dedos

Lloyd, foi um dos grandes comediantes da era do cinema mudo e junto com Charles Chaplin e Buster Keaton formava a “trindade sagrada” de comediantes dessa época. Lloyd, como a maioria dos atores de sua época, fazia ele mesmo grande parte das cenas “de ação” de seus filmes e costumava fazer pouco, ou nenhum, uso de dublês. Isso tudo sem ter o polegar e o indicador da mão direita que ele perdeu, em 24 de agosto de 1919, em um grave acidente enquanto posava para fotografias publicitárias.

Harold Lloyd, em cena de Safety Last! (1923) ou "O Homem Mosca", como foi chamado aqui no Brasil. O filme é provavelmente sua obra mais conhecida e conta com cenas de tirar o fôlego (como essa da imagem), a maioria delas feitas por Lloyd sem auxílio de dublê. Créditos: Pathé Exchange.
Harold Lloyd, em cena de Safety Last! (1923) ou “O Homem Mosca”, como foi chamado aqui no Brasil. O filme é provavelmente sua obra mais conhecida e conta com cenas de tirar o fôlego (como essa da imagem), a maioria delas feitas por Lloyd sem auxílio de dublê. Créditos: Pathé Exchange.

O acidente foi causado por uma “bomba cenográfica” que o ator segurava para as fotos. A explosão foi tão grave que além de arrancar dois dedos de Lloyd ainda lhe causou queimaduras graves no peito, rosto e olhos (apesar disso ele não sofreu nenhum dano sério em sua visão) e feriu, gravemente, o fotógrafo e um funcionário do estúdio que estavam próximos ao ator. Os ferimentos foram tão sérios que Lloyd achou que sua carreira estava acabada e que ele ficaria com sequelas para sempre.

Apesar disso, o ator continuou a atuar normalmente e usava uma luva protética para disfarçar a falta dos dedos. Como a qualidade técnica dos filmes, à época, não era tão grande, a luva ficava, praticamente, imperceptível na tela e grande parte do público nunca sequer soube que Lloyd não possuía dois dedos.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *