Sabia que o grande comediante americano Harold Lloyd perdeu o polegar e o indicador de sua mão direita durante um acidente de trabalho em 1919?
Harold Lloyd: Uma carreira inteira sem dois dedos
Lloyd, foi um dos grandes comediantes da era do cinema mudo e junto com Charles Chaplin e Buster Keaton formava a “trindade sagrada” de comediantes dessa época. Lloyd, como a maioria dos atores de sua época, fazia ele mesmo grande parte das cenas “de ação” de seus filmes e costumava fazer pouco, ou nenhum, uso de dublês. Isso tudo sem ter o polegar e o indicador da mão direita que ele perdeu, em 24 de agosto de 1919, em um grave acidente enquanto posava para fotografias publicitárias.

O acidente foi causado por uma “bomba cenográfica” que o ator segurava para as fotos. A explosão foi tão grave que além de arrancar dois dedos de Lloyd ainda lhe causou queimaduras graves no peito, rosto e olhos (apesar disso ele não sofreu nenhum dano sério em sua visão) e feriu, gravemente, o fotógrafo e um funcionário do estúdio que estavam próximos ao ator. Os ferimentos foram tão sérios que Lloyd achou que sua carreira estava acabada e que ele ficaria com sequelas para sempre.
Apesar disso, o ator continuou a atuar normalmente e usava uma luva protética para disfarçar a falta dos dedos. Como a qualidade técnica dos filmes, à época, não era tão grande, a luva ficava, praticamente, imperceptível na tela e grande parte do público nunca sequer soube que Lloyd não possuía dois dedos.